Em Ilhéus, o trânsito que pune é o mesmo que não ajuda
O trânsito que pune é o mesmo que não ajuda. A prova disso está na interdição da ladeira da avenida Brasil, principal acesso da avenida Itabuna ao bairro da Conquista, em Ilhéus. Com a pista interditada, a empresa que realiza a obra - isso mesmo, a empresa - resolveu transferir todo o tráfego da área para a Rua C, que tem uma largura abaixo da média. Resultado: congestionamento, desorganização e muito bate-boca entre os motoristas. Tudo em mão dupla, obviamente.
No local não aparece nenhum agente de trânsito. Para piorar ainda mais a situação, a rua tem inúmeras áreas de entulho que não permitem que o trânsito flua com maior rapidez. Onde era para passar um carro, o lixo impede. O acesso também é o mais curto pela região oeste da cidade - uma das mais habitadas - para o maior hospital de emergência da cidade, o Hospital Geral Luiz Viana Filho. Vidas em perigo podem ficar no meio do caminho por falta de uma autoridade para orientar o trânsito.
A reportagem do Jornal Bahia Online flagrou um carro do setor administrativo do hospital, "preso" no congestionamento. E funcionários nervosos. No colo de uma das funcionárias, resultados de exames que seriam levados para o Centro Cirúrgico do hospital, onde um paciente e médicos aguardavam para a realização de um procedimento cirúrgico.